quarta-feira, 31 de maio de 2017

O que são medicamentos genéricos?

Medicamentos são essenciais para garantir o controle da doença e da qualidade de vida de grande parte da população. Porém, quando se fala em medicamentos, é necessário pensar não apenas no diagnóstico e na prescrição, há diversos fatores que podem comprometer uma terapia medicamentosa e necessitam de atenção para garantir o sucesso terapêutico. O preço dos medicamentos é um dos fatores que podem prejudicar o acesso ao medicamento, sendo necessárias medidas que os tornem mais acessíveis. Para isso existem os medicamentos genéricos.

É possível separar os medicamentos em: medicamentos de referência, genéricos e similares. Medicamentos de referência são aqueles que estão registrados na vigilância sanitária e têm sua eficácia, segurança e qualidade cientificamente comprovadas por meio de estudos clínicos realizados antes de serem lançados no mercado. Esses medicamentos normalmente são mais caros, pois o laboratório que lança um novo medicamento no mercado possui a sua patente, ou seja, apenas esse laboratório poderá produzi-lo. A patente é uma forma de estimular a inovação, pois ela garante que o dinheiro investido no medicamento possa retornar e gerar lucro para a empresa.

As patentes têm prazo de validade que expiram, permitindo que outros laboratórios também comercializem o medicamento em questão. Quando o remédio passa a ser comercializado livremente, ele pode ser chamado de medicamento genérico ou similar, dependendo da forma que for apresentado. Os medicamentos genéricos devem ser apresentados pelo nome do princípio ativo, enquanto os medicamentos similares são apresentados por um nome comercial, estabelecido pela indústria que o fabricou. Ambos os tipos de medicamentos são semelhantes ao de referência.

Os medicamentos genéricos e similares devem apresentar os mesmos testes de eficácia, segurança e qualidade que os medicamentos de referência apresentam. Portanto, a diferença entre eles é a forma que se apresentam no mercado e seu preço, tornando o acesso ao medicamento mais economicamente viável ao paciente.

É comum os pacientes assimilarem o preço do produto à qualidade, porém, muitas vezes tendendo a comprar os medicamentos mais caros por acreditar que vai ter um melhor efeito. Porém, os genéricos não são inferiores em qualidade quando comparados aos medicamentos de referência.

João Gabriel Gouvêa da Silva – 5° semestre do curso de Farmácia

Referências:

LIRA, C.A.B. et al. Conhecimento, percepções e utilização de medicamentos genéricos: um estudo transversal. Einstein. São Paulo, v.12, n.3, p.267-273, 2014.

BERMUDEZ, J. Medicamentos Genéricos: Uma Alternativa para o Mercado Brasileiro. Cad. Saúde Públ. Rio de Janeiro, v.10, n.3, p.368-378, Jul/Sep, 1994.

ARAÚJO, et al. Medicamentos genéricos no Brasil: panorama histórico e legislação. Rev Panam Salud Publica. Washington, v.28, n.6, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário