segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Tratamento tópico da alopecia: minoxidil e latanoprosta


O tratamento da alopecia feminina ou masculina pode ser feito de forma tópica. Nos dias de hoje, as substâncias mais utilizadas são minoxidil e latanoprosta. Ambos não tiveram como objetivo principal o crescimento de cabelo. Inicialmente, eles foram desenvolvidos para tratamento de doenças como hipertensão e glaucoma, porém observou-se crescimento de cabelo, sobrancelhas e cílios nos pacientes que estavam fazendo uso.

O minoxidil já vem sendo usado com a finalidade de crescimento capilar há mais tempo que a latanoprosta. Seu uso tópico em concentração 2% mostrou estimular crescimento de novos cabelos e ajudar a prevenir possível queda nas áreas afetadas. A experiência de uso do minoxidil sugere que aplicar concentrações mais altas, de até 5%, aumenta a eficácia terapêutica e o uso é bem tolerado quanto à segurança. 

O mecanismo de ação pelo qual o minoxidil induz o crescimento capilar ainda não foi inteiramente caracterizado. Acredita-se que ele aumente a densidade do cabelo, aumentando o diâmetro dos fios. Isso reverte a miniaturização, retardando a queda capilar. O minoxidil geralmente precisa ser aplicado duas vezes ao dia por um longo período de tempo. Isso pode aumentar o risco que ele já apresenta de causar irritação e alergias no local de aplicação.

Em 2008, o uso da latanoprosta e outras substâncias do grupo das prostaglandinas foi aprovado pela FDA (Food and Drug Administration – Agência regulatória americana). Ela vem sendo usada para casos de queda capilar ou pouco crescimento de sobrancelhas e cílios, principalmente. Porém também já demonstrou ter ação no couro cabeludo, devido aos receptores que existem ao redor do bulbo capilar. A latanoprosta pode ser contraindicada para pacientes que apresentam olhos cabelos e claros pois ela estimula a produção de melanina, o que caracteriza cabelos e olhos de coloração mais escura.

Ambos os tratamentos têm se mostrado seguros e efetivos. Eles podem ser encontrados nas farmácias, porém, dependendo da concentração prescrita pelo médico, pode ser necessário buscar uma farmácia de manipulação a fim de conseguir o produto adequado para o caso. Os preços podem variar de acordo com a substância escolhida, concentração e tipo de produto (mousse, loção, spray).

Thais Damin Lima - 8º semestre do curso de Farmácia

Referências:

LUCKY, A. W. et al.  A randomized, placebo-controlled trial of 5% and 2% topical minoxidil solutions in the treatment of female pattern hair loss. Cincinnati, J AM Acad Dermatol,  v. 50, n. 4, p. 541-553. Abril, 2004.

FERNANDEZ-MONTES, A. et al. Latanoprost en el tratamento de la alopecia de cejas, pestanas y cuero cabeludo. Barcelona. Más Dermatol.v.22 p. 22-26, 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário