segunda-feira, 6 de junho de 2016

Uso de glucosamina e condroitina nas doenças articulares

As doenças articulares, de modo geral, podem ser tratadas de forma medicamentosa e não medicamentosa. Dentre as opções de tratamentos medicamentosos, a glucosamina e condroitina são opções biológicas muito utilizadas, mesmo sem fortes evidências científicas. Acredita-se que a glucosamina participe da produção dos componentes das cartilagens articulares. Alguns estudos mostraram eficiência na melhoria dos sintomas e diminuição da velocidade de progressão das lesões articulares. A condroitina também se mostrou eficaz no alívio de sintomas e na estimulação da produção dos componentes articulares, porém não se pôde evidenciar diminuição da velocidade de progressão das doenças.

A associação da glucosamina com condroitina é muito comum, porém a capacidade somatória de seus efeitos ainda está sendo estudada. Pesquisas mostram que os estudos patrocinados pela indústria farmacêutica obtiveram resultados positivos maiores quanto ao uso da medicação. Muitos autores salientam que, caso sejam avaliados apenas os estudos sem conflitos de interesse com a indústria farmacêutica, não existem benefícios clinicamente relevantes no uso do medicamento. Portanto, o uso da glucosamina e condroitina no tratamento de doenças articulares ainda é alvo de discussão.

Alguns médicos defendem o uso de tais medicamentos, pois muitos pacientes testemunham o alívio das dores e melhora nas funções articulares. Porém, outros não apresentam nenhum benefício significativo. Portanto, a utilização deve ser feita apenas caso o médico considere benéfico. A falta de evidências científicas as quais encorajem do uso do medicamento implica na avaliação do seu custo-benefício. Por isso, o custo deve ser suportado pelo paciente, pois ele não deverá ser financiado pelo sistema de saúde.

Apesar da ausência de eficácia clinicamente relevante, esses medicamentos tem se mostrado seguros e afirma-se não haver contraindicação de utilização pelos pacientes que apresentam doenças articulares.

Por fim, acredita-se que seja imprescindível a realização de mais estudos, independentes de indústrias farmacêuticas, com grande número de pacientes avaliados, os quais estudem o real custo-benefício do medicamento no alívio dos sintomas das doenças articulares, com o intuito de encorajar ou desencorajar seu uso de forma racional.

Thaís Damin Lima – 7º semestre do curso de Farmácia

Referências:

JÚNIOR, O. V. L.; INÁCIO, A. M. Uso de glucosamina e condroitina no tratamento da osteoartrose: uma revisão da literatura. Rev Bras Ortop, São Paulo, v. 48, n. 4, p. 300-306, 2013.

FERREIRA, Liliana; GOMES, Eva. Papel da glucosamina no alívio dos sintomas da osteoartrose: revisão baseada na evidência. Rev Port Med Geral Fam, Lisboa, v. 30, n. 6, p. 378-384, dez 2014. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário