segunda-feira, 7 de março de 2016

Doenças inflamatórias intestinais

Aminossalicilatos e corticoides estão entre
os medicamentos utilizados no tratamento
Doença inflamatória intestinal é o nome dado para os distúrbios inflamatórios envolvendo o trato gastrointestinal, podendo ser dividida em dois grupos, a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn. Essas doenças são condições inflamatórias crônicas e de causa desconhecida, mas já é tido o conhecimento de que existe uma conexão entre fatores genéticos, ambientais e autoimunes. Estas inflamações limitam-se às mucosas do intestino grosso e sua extensão é variável, que é o caso da retocolite ulcerativa; ou comprometem a mucosa e as demais camadas do intestino humano, no caso da doença de Crohn.

Os sintomas dessas doenças são bem genéricos, como o sangramento retal ou dor abdominal, por isso o diagnóstico delas é difícil, pelo motivo de sempre haver suspeitas de outras doenças mais comuns relacionadas aos sintomas que elas causam. Hoje em dia, essas doenças vêm se tornando cada vez mais comuns. Por esse motivo, os clínicos gerais estão se familiarizando com seu diagnóstico de uma forma mais precisa, sendo possível uma passagem para um médico gastroenterologista, mais familiarizado com a patologia e o seu tratamento.

Dependendo da sua extensão podem apresentar variados sintomas. Sendo mais comum o sangramento no reto, presença de muco e pus nas fezes, dor abdominal com cólicas e vontade intensa de defecação. Isso pode causar febre, perda de peso constante, anemia e anorexia quando se fica sem o tratamento da doença.

As indicações terapêuticas são baseadas na localização, extensão e grau de processo inflamatório nas regiões que afligem. Os medicamentos mais utilizados para os tratamentos de doenças inflamatórias intestinais são os aminossalicilatos, corticoides, imunossupressores e a terapia biológica. Vale ressaltar que por se tratarem de doenças crônicas, o tratamento deverá ser constante para não haver recaídas.

Fatores emocionais como estresse também são capazes de promover uma recaída no indivíduo, por esse motivo também é recomendado controlar o estresse para não haver a piora da doença. Outro fator que pode desencadear um agravamento da doença é a desnutrição. Por conta das diarreias crônicas e do processo inflamatório causado no intestino que pode tirar o apetite do indivíduo, se perde muita quantidade de água, eletrólitos e nutrientes essenciais para o corpo, que leva a uma deficiência nutricional. Para os portadores dessas patologias, é essencial estar em constante tratamento pelo fato de serem doenças crônicas, controle do estresse emocional e uma dieta que supra as necessidades do organismo em questão.

João Gabriel Gouvêa da Silva – 3° Semestre do curso de Farmácia

Referências:

CATAPANI, W.R. Doença inflamatória intestinal. Cadernos de gastroenterologia. Disponível em: http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=4137. Acesso em: 27 fev. 2016

LANNA, C.C.D. et al. Manifestações articulares em pacientes com doença de Crohn e retocolite ulcerativa. Rev. Bras. Reumatol., São Paulo, v.46,  suppl.1, Junho 2006.


SILVA, A.F. et al. Relação entre estado nutricional e atividade inflamatória em pacientes com doença inflamatória intestinal. ABCD, arq. bras. cir. dig., São Paulo,  v. 23, n.3, Julho/Set. 2010

3 comentários:

  1. Olá João Gabriel , meu nome é Reneu sou farmaceutico formado pela 13 turma de farmácia da Unisantos. Gostaria de te parabenizar pelo excelente texto, as doenças inflamatórias intestinais são conhecidas como mal do século além do câncer . Eu sou paciente , sofro Com isso é estudei muito esse tema na faculdade. Atualmente existe uma síndrome inicial que acarreta a maioria dos sintomas descrito pela sua matéria chamada Síndrome do intestino irritável.Por que citei essa síndrome ? Por que o diagnóstico inicial se reflete em uma movimentação peristaltica exacerbada que acarreta espasmos incontroláveis ocasionando a agressão ao tecido intestinal.Essa sintomatologia causa muita dor , muita dor mesmo e a principal causa é emocional e nutricional.

    ResponderExcluir
  2. O farmacêutico atuando na atenção primária tem o dever de orientar os pacientes sobre as formas de prevenção dessas patologias. Gostaria de informar que a Retocolite Ulcerativa e Doença de Crohn são fatores de Riscos para o Câncer Colorretal. O Câncer do Colorretal no Brasil é 3 causa de morte entre mulheres e a 4 causa de morte entre os homens,haja visto que seus sintomas são semelhantes aos descritos na matéria.Eu particularmente estudei o CaCR na faculdade no meu TCC e continuei estudando na minha Especialização em Farmacologia clínica com outro TCC, e não contente ainda resolvi me especializar em farmacia hospitalar e continuo a estudar o CACR.

    ResponderExcluir