quarta-feira, 23 de março de 2016

Antiulcerosos e antissecretores de secreção ácida

Os antissecretores são os medicamentos de primeira linha no tratamento da úlcera e da doença do refluxo gastroesofágico. Têm sido também utilizados no tratamento de sintomas digestivos. Nesse grupo, ainda podemos dividir os medicamentos em duas classes, os bloqueadores dos receptores da histamina e os inibidores da bomba de prótons (ranitidina e omeprazol, respectivamente).

Vários estudos recentes comparando omeprazol e ranitidina demonstraram maior efetividade do omeprazol no tratamento das úlceras, sangramento gastrointestinal e refluxo gastroesofágico. Os medicamentos do grupo da ranitidina são o que chamamos de competidores reversíveis dos receptores da histamina. Ao bloquear esse receptor, a ranitidina diminui a produção de ácido em até 70%.

O omeprazol, por sua vez, age na etapa final da produção do ácido e a inibição que ele causa pode reduzir essa produção em até 95%, seu efeito é mais duradouro e pode ser administrado apenas uma vez ao dia. Por essa razão, a associação dele com um medicamento do grupo da ranitidina não se justifica.
Assim como são mais efetivos, os medicamentos do grupo do omeprazol também apresentam maior incidência de reações adversas quando comparados com os antiácidos e os medicamentos como a ranitidina. Essas reações adversas, a primeiro momento, podem incluir enjoo, diarreia, dor abdominal, dor de cabeça, flatulência, prisão de ventre e alterações na pele que irão desaparecer assim que o uso do medicamento for interrompido.

Porém, em uso prolongado, os inibidores da bomba de prótons (omeprazol) podem levar a reações mais preocupantes. O uso contínuo por período de dois anos, ou superior a isso, pode diminuir a capacidade de absorção da vitamina B12, que é muito importante para o desenvolvimento hormonal e para a formação dos glóbulos vermelhos (hemácias). O déficit de vitamina B12 pode se manifestar com problemas neurológicos, anemia e outras complicações. Outra reação que se relaciona com o uso de inibidores da bomba de prótons por um ano ou mais é a redução da concentração de magnésio no sangue (hipomagnesia). A hipomagnesia pode causar espasmos (contrações involuntárias dos músculos) nas pernas e arritmias cardíacas.

O uso dos inibidores da bomba de prótons não é recomendado para pacientes que já utilizam outros medicamentos que reduzem a concentração de magnésio, como os diuréticos e a digoxina. Para idosos também é necessária maior atenção, pois a redução de magnésio pode afetar a regulação dos níveis de cálcio, levando a um enfraquecimento dos ossos, aumentando o risco de fraturas.

Thaís Damin Lima – 7º semestre do curso de Farmácia

Referências:

RÚBIO, Francisca G. Los riscos del omeprazol. Grupo de Trabajo de Utilización de Fármacos de la sem FYC. Medicina de Familia. 2014.

ZATERKA, Schlioma. Os anti-secretores alteram a distribuição do Helicobacterpylori no estômago. Arq. Gastroenterol.,  São Paulo ,  v. 38, n. 1, p. 01-02, Jan.  2001.   

MOUCHANTAF, Rania. Proton pump inhibitors: hypomagnesemia accompanied by hypocalcemia and hypokalemia.Canadian Adverse Reaction Newsletter. 2011

NASI, Ary; MORAES-FILHO, Joaquim Prado P. de; CECCONELLO, Ivan. Doença do refluxo gastroesofágico: revisão ampliada. Arq. Gastroenterol.,  São Paulo ,  v. 43, n. 4, p. 334-341, Dec.  2006.  

WANNMACHER, Lenita. Inibidores da bomba de prótons: Indicações racionais. ISSN 1810-0791 Vol. 2, Nº1 Brasília, Dezembro de 2004.

LAM, Jameson R; SCHNEIDER, Jennifer L; ZHAO, Wei; CORLEY, Douglas A. ProtonPumpInhibitorandHistamine 2 Receptor Antagonist Use andVitamin B12 Deficiency. 2013. R

PECK, Peggy. El uso prolongado y regular de inhibidores de la bomba de prótones (IBP) puede depletarmagnésio. Sertox. 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário