segunda-feira, 21 de março de 2016

Antiácidos e suas interações

Os medicamentos antiácidos são os preferidos pelos pacientes devido ao rápido e efetivo alívio dos sintomas presentes. São substâncias alcalinas capazes de neutralizar os ácidos estomacais, diminuindo a acidez e a sensação de dor e queimação. Essa neutralização é uma reação química que ocorre entre o ácido presente no estômago com a base que ingerimos no medicamento. A reação de neutralização irá formar sal e água.

A automedicação com antiácidos é muito comum, principalmente por serem isentos de prescrição médica. Isso torna ainda mais importante o conhecimento das alterações que eles podem causar quando associados a outros medicamentos.

O grupo de antiácidos em combinação com outros medicamentos pode apresentar interações, principalmente, farmacocinéticas. Essas interações poderão afetar os processos de absorção e biotransformação, pelos quais um medicamento sofre. Os antiácidos são usados com frequência para prevenção e tratamento das úlceras por estresse ou doenças gástricas de qualquer origem e também para o tratamento de dispepsia e refluxo gastroesofágico

Em nível intestinal, os antiácidos, que em geral tem como principal componente o hidróxido de alumínio e de magnésio, podem modificar o processo de absorção ao unir-se com outros medicamentos formando complexos inabsorvíveis. Por isso, é conveniente separar sua administração dos demais medicamentos em meia hora antes ou 2 horas após o uso das outras medicações.

Esta modificação pode causar diminuição na absorção de alguns medicamentos, comprometendo a quantidade de medicamento disponível no sangue, a qual é determinante para a eficácia do tratamento. Alguns dos principais medicamentos que podem perder seu efeito devido à interação com antiácidos são os antifúngicos e as os antibióticos do grupo das tetraciclinas.

Mesmo sendo aparentemente inofensivos, não podemos esquecer que os antiácidos apresentam reações adversas como qualquer outro medicamento. Os hidróxidos de alumínio e magnésio podem causar diarreia ou prisão de ventre e também aumento da quantidade de magnésio e alumínio no sangue. Isso pode desencadear sinais de intoxicação por estes componentes, principalmente em pacientes com insuficiência renal crônica.

Outro antiácido muito usado é o bicarbonato de sódio, o qual confere alívio dos sintomas ainda mais rapidamente, porém não apresenta um efeito duradouro. O uso do bicarbonato é ainda mais preocupante, pois por ser utilizado na culinária, o acesso a ele é ainda mais simples e em ambientes onde não há um profissional de saúde.

Outro ponto importante é que atualmente o mercado ainda conta com formulações que associam antiácidos com anti-inflamatórios, como o ácido acetilsalicílico. O uso do anti-inflamatório nessa situação não é indicado, pois o antiácido é o suficiente para tratar a dor e o desconforto característicos. Além disso, o uso do anti-inflamatório pode agravar a sensibilidade estomacal. Sendo assim, essa associação não é recomendada. Sempre que necessário consulte um farmacêutico.

Thaís Damin Lima - 7º semestre do curso de Farmácia

Referências:

Valsecia M, Malgor L. Farmacología General: Interacciones de Drogas. En: Nordeste UNd, editor. Farmacología Médica. 1. Argentina: Universidad Nacional del Nordeste; 2009. p. 40-9.

DE LAS SALAS-MARTINEZ, Roxana Patricia; VILLARREAL-CANTILLO, Elizabeth. Interacciones en el uso de antiácidos, protectores de la mucosa y antisecretores gástricos. Salud, Barranquilla,  Barranquilla ,  v. 29, n. 3, Sept.  2013.

Sperber A, Liel Y. Evidence for interference with the intestinal absorption of le-vothyroxine sodium by aluminum hydroxide. Arch Intern Med 1992; 152(1):183-4.

VIROGA, Stephanie; LOPEZ, Maynés; TAMOSIUNAS, Gustavo. Seguridad de los medicamentos gastrointestinales en el embarazo. Arch Med Int,  Montevideo,  v. 35,  n. 2, jul.  2013 

Nenhum comentário:

Postar um comentário