terça-feira, 20 de outubro de 2015

Ação dos termogênicos

Inúmeras estratégias e recursos para perda e manutenção de peso têm sido adotadas pelas pessoas, ações difundidas pessoalmente, nas academias ou pela mídia. Algumas dessas ações viram moda, tornando-se muito comum durante um período de tempo. A elas são conferidas muito mais propriedades do que de fato têm. Atualmente está em “alta” o uso dos alimentos e substâncias com propriedades termogênicas.

Em nosso cotidiano, precisamos igualar o total de energia ingerida com o montante gasto pelo organismo em suas atividades diárias. Caso o desejo seja o de emagrecimento, será necessário gastar mais do que o consumido para mobilizar o estoque de energia armazenado na forma de gordura. Ao consumir a energia para as atividades físicas, temos o calor como um subproduto dessa transformação.

Assim, do ponto de vista etimológico, ou seja, pelo sentido da palavra, termogênese é a energia gerada na forma de calor, em nível tecidual e celular, no processo normal de atividade física. E do ponto de vista fisiológico, admite-se que a produção de calor nos animais possa ser dividida em duas categorias: obrigatória e facultativa.

Na termogênese obrigatória, a quantidade de calor produzida é diretamente proporcional à taxa de metabolismo basal, ou seja, a quantidade de calor produzida no estado de repouso para a manutenção das atividades biológicas como respiração e digestão. Já a facultativa é aquela relacionada às atividades como exercícios físicos, movimentação, alimentação e adaptação às mudanças, por exemplo, de temperatura do ambiente.

A termogênese facultativa induzida pela dieta é o gasto energético gerado pelos processos de ingestão, digestão, absorção, utilização e estocagem dos alimentos ingeridos. Ela representa entre 5% e 15% do gasto energético total, o que indica seu importante papel na regulação do balanço energético e do peso corporal.

As substâncias ditas termogênicas atuariam estimulando o gasto energético em nosso organismo e acelerando o metabolismo, o que conferiria a capacidade de redução do peso corporal. Mas é preciso cuidado, visto que a maior parte do que se apresenta como termogênico tem pouca ou nenhuma comprovação científica.

O exagero no consumo desses produtos pode levar ao surgimento de sintomas como dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais. Hipertensos e indivíduos com problemas cardíacos devem ter cuidados aumentados, algumas dessas substâncias podem levar a taquicardia, insuficiência cardíaca e aumento da pressão arterial. Por causa da influência sobre o metabolismo, os termogênicos não devem ser ingeridos por quem sofre de problemas na tireóide.

É preciso, portanto, um olhar cuidadoso, principalmente com produtos milagrosos que estão à venda. Algumas substâncias comprovadamente termogênicas, como a cafeína e o chá verde, quando usadas corretamente, associado à mudança no estilo de vida, podem trazer benefícios para a redução de peso e manutenção de uma vida saudável. Procure sempre a orientação de um profissional da saúde.

Marina Maria de Oliveira - 10º Semestre de Farmácia

Referências:

HERMSDORFF, H.H.; PINHEIRO, A.C.; BRESSAN, J. O perfil de macronutrientes influencia a termogênese induzida pela dieta e a ingestão calórica. ALAN, v.57, n.1, 2007.

WU, J.; COHEN, P.; SPIEGELMAN, B.M. Adaptive thermogenesis in adipocytes: Is beige the new brown?. Gen. & Dev.  V.27, p.234–250, 2013.

YE, L. et al. Fat cells directly sense temperature to activate thermogenesis. PNAS, v. 110, n.30, p.12480–12485, 2013.






Nenhum comentário:

Postar um comentário