quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Varizes acentuadas

As varizes decorrem de um problema no funcionamento do sistema venoso. Este problema leva uma insuficiência venal crônica (IVC), que é a dificuldade de circulação do sangue nos vasos superficiais e/ou profundos, atingindo, principalmente, os membros inferiores. Os sintomas incluem sensação de peso e dor ao final do dia, e alguns pacientes referem coceira associada, edema (inchaço) das pernas que geralmente melhoram com a elevação das pernas. O tratamento varia dependendo da gravidade, podendo ser usado medicamentos vasoativos, promovendo a vasodilatação, compressão elástica através das conhecidas meias e/ou intervenção cirúrgica.

A parte das questões estéticas, no Brasil, constituem sério problema de saúde pública, devido ao grande número de doentes com alterações na integridade da pele, embora os registros desses atendimentos sejam escassos. Nos Estados Unidos, em torno de 7 milhões de pessoas têm IVC, a qual é a causa de 70 a 90% de todas as úlceras de membros inferiores.

Em casos mais graves, as meias elásticas são uma boa opção de tratamento, quando usadas adequadamente. A pressão exercida nos membros inferiores induz maior fluxo sanguíneo pelas veias, eventualmente congestionadas. Essa pressão, garante a subida do sangue pelas pernas, vencendo a gravidade, diminuindo o edema. Para graus mais leves (presença de veias varicosas), podem ser usadas as de compressão inferior a 30 mmHg, compatíveis com os diâmetros e com a formação anatômica da perna. Em casos mais graves como quando apresentado edema associado as varizes, as meias elásticas de compressão graduada acima de 30 mmHg são efetivas. As meias precisam se localizar abaixo do joelho para não atrapalhar a mobilidade do mesmo. São contraindicadas no caso de insuficiência cardíaca descompensada, úlcera de membros inferiores, entre outras.

O tratamento cirúrgico não se faz necessário em todos os casos. De acordo com a classificação do problema, a intervenção é proposta e tem como objetivo melhorar a funcionalidade do sistema venoso, atingindo assim melhora dos sintomas e da qualidade de vida do paciente.

Os medicamentos vasoativos possuem diversos efeitos, nos variados sintomas. A diosmina, o dobesilato de cálcio, a rutina e o extrato de castanha da índia proporcionam reduções objetivas de edema, podendo ser utilizados como terapêutica complementar, sempre dependendo da orientação médica. Na presença de eczemas (inflamação aguda) é indicado o uso de corticosteroides tópicos.

Essas drogas não devem substituir o tratamento de compressão elástica, nem os hábitos de vida que melhorem a circulação venosa, nem a terapêutica cirúrgica, quando corretamente indicada. No caso de notar a presença de varizes, procure o médico para que avaliando o caso ele possa recomendar o melhor tratamento.

Marina Maria de Oliveira - 10º semestre do curso de Farmácia

Referências:

CASTRO E SILVA, M.; CABRAL, A.L.S; BARROS, N. Diagnóstico e Tratamento da Insuficiência Venosa Crônica. Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular 2002, 24 set.

DIAS, T.Y.A.F. Avaliação da qualidade de vida de pacientes com e sem úlcera venosa. Rev. Latino-Am. Enfermagem jul.-ago. 2014;22(4):576-81.

FRANÇA, L.H.G.; TAVARES, V. Insuficiência venosa crônica. J Vasc Br 2003, Vol. 2, n.4.


OLIVEIRA, B.G.R.B, Caracterização dos pacientes com úlcera venosa acompanhados no Ambulatório de Reparo de Feridas. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2012 jan/mar;14(1):156-63. Disponível em: <http://www.fen.ufg.br/revista/v14/n1/v14n1a18.htm.>  Acesso em: 13 maio 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário