sexta-feira, 1 de maio de 2015

Distúrbios alimentares: Anorexia

Distúrbios alimentares são transtornos que causam prejuízos à saúde. No caso da anorexia, trata-se da perda severa de peso devido à não aceitação do indivíduo com seu peso ideal, além do medo de engordar, que afeta na maioria das vezes jovens de 17 a 25 anos. Existem diversas possíveis causas para o início desse quadro de distúrbio alimentar, como transtornos socioculturais, no qual o indivíduo está exposto a padrões de beleza impostos pela mídia e tenta alcança-los para satisfação pessoal, porém a principal causa é o estresse, que pode desencadear uma anorexia nervosa.

Os primeiros sinais de um indivíduo que apresenta anorexia são comportamentos alimentares inadequados, como vômitos auto induzidos, uso abusivo de laxantes e medicamentos para emagrecer.

Estudos mostram que os distúrbios alimentares podem ser provenientes de causas psicológicas e/ou genéticas. Um indivíduo sob condição de estresse apresenta a tendência a comer mais e, como consequência, pode apresentar um quadro de obesidade. Por outro lado, essa condição de estresse pode facilitar o desenvolvimento do processo anoréxico. Condição em que, após as refeições, o indivíduo sente náuseas e provoca vômito, consequentemente, perde de forma gradativa o apetite.

A anorexia não apresenta tratamento medicamentoso primariamente indicado, mas sim, formas secundárias para tentar solucionar o problema. Na maioria dos casos, o indivíduo inicia um tratamento psicológico, podendo ser associado ao uso de medicamentos para a ansiedade. Porém, o tratamento só será eficaz a partir da aceitação da doença por parte do indivíduo. De todo modo, há uma busca pela terapêutica medicamentosa. Existem estudos que propõem o uso de antipsicóticos de segunda geração para um possível tratamento da anorexia nervosa, porém apresentam como reação adversa um ganho de peso acentuado.

O fato de não haver um tratamento medicamentoso bem estabelecido não significa que ele não exista. Pode ser a falta da real compreensão da atividade química cerebral. Em nosso sistema nervoso central, existem muitas substâncias que regulam seu funcionamento. A serotonina desempenha diversas funções no organismo humano, inclusive na regulação do apetite. Os transtornos alimentares podem alterar a quantidade de serotonina no cérebro gerando falsa saciedade, ou seja, o indivíduo perde o apetite. Em uma condição de maior gravidade trata-se da anorexia.


Michelle Ghenne Quaia - 5º semestre do curso de Farmácia

Referências:

ELKIS, Helio et al. Consenso Brasileiro sobre antipsicóticos de segunda geração e distúrbios metabólicos [Brazilian consensus on second-generation antipsychotics and metabolic disorders]. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 30, p. 77-85, 2008.

OLIVEIRA, Érika Arantes; SANTOS, Manoel Antônio. Perfil psicológico de pacientes com anorexia e bulimia nervosas: a ótica do psicodiagnóstico.Medicina (Ribeirao Preto. Online), v. 39, n. 3, p. 353-360, 2006.

PALMA, Raphaela Fernanda Muniz; DOS SANTOS, José Ernesto; RIBEIRO, Rosane Pilot Pessa. Hospitalização integral para tratamento dos transtornos alimentares: a experiência de um serviço especializado. J Bras Psiquiatr, v. 62, n. 1, p. 31-7, 2013.

PISANO, Simone et al. Second Generation Antipsychotics in Adolescent Anorexia Nervosa: A New Hypothesis of Eligibility Criteria. Journal of child and adolescent psychopharmacology, v. 24, n. 5, p. 293-295, 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário