segunda-feira, 20 de abril de 2015

Os benefícios da vitamina D

A vitamina D tem papel fundamental na manutenção dos ossos, garantindo a homeostase de cálcio. Esse mineral está bastante concentrado no osso, porém é necessária a sua presença no sangue para que as células cardíacas e musculares funcionem com perfeição. Além disso, o cálcio também é importante para os processos de coagulação. Assim sendo, não pode faltar esse elemento no sangue. Se a ingestão de cálcio for insuficiente, o organismo o retira do osso. Dentre as várias funções, a vitamina D irá melhorar a absorção no intestino e diminuirá sua perda pela urina.

A vitamina D também está relacionada à melhora da imunidade, pois diminui o risco de diabetes e garante a boa saúde do coração. Normalmente, encontramos a vitamina D3 (colecalciferol produzida pela pele) e D2 (ergocalciferol na alimentação). Previne o desenvolvimento de doenças autoimunes, como artrite reumatoide, anemia hemolítica, lúpus eritematoso sistêmico, diabetes mellitus tipo 1, hepatite autoimune, entre outras.

O baixo nível de vitamina D no organismo pode ser, principalmente, pela pouca exposição ao sol. Há uma relação direta entre a vitamina D e a exposição solar, pois ela necessita da radiação ultravioleta para ser produzida. É fundamental tomar sol regularmente, principalmente nos membros superiores e inferiores, além do rosto. É importante lembrar que a ida ao sol deve ser antes das 10 da manhã, pois é quando a radiação ultravioleta é menos agressiva e não causa tanta lesão à pele. O tempo de 15 minutos é suficiente para a biossíntese de vitamina D.

Porém a dieta desequilibrada também é uma causa importante da carência. A obtenção de vitamina D pela dieta é derivada de algumas fontes como alguns peixes (salmão, cavala, e sardinha) e alimentos derivados do leite, como manteiga e queijos gordurosos. Algumas práticas podem diminuir a absorção da vitamina, como o consumo de alguns medicamentos que diminuem a absorção de lipídeos reduzindo também o aproveitamento da vitamina D, que é lipossolúvel, tem grande afinidade pelas gorduras.

Michelle Ghenne Quaia – 5º semestre do curso de Farmácia

Referências:

MARQUES, Cláudia Diniz Lopes et al. A importância dos níveis de vitamina D nas doenças autoimunes. Rev Bras Reumatol, v. 50, n. 1, p. 67-80, 2010

DE FARIA, Douglas Emygdio et al. Influência de Diferentes Níveis de Energia, Vitamina D. Rev. bras. zootec, v. 29, n. 2, p. 467-475, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário