segunda-feira, 15 de abril de 2013

Depressão


A depressão é uma doença psiquiátrica, extremamente comum e capaz de causar inúmeros sintomas físicos e psicológicos. Também considerada um transtorno de humor e uma doença de natureza afetiva. Segundo o Ministério da Saúde, aproximadamente 10 milhões de brasileiros sofrem de depressão. A depressão pode atingir pessoas de qualquer faixa etária, mas alguns estudos indicam que há prevalência em idosos, provocado inclusive, pela condição social de isolamento e de doenças associadas, o que pode provocar dificuldade em ser diagnosticado.    

A depressão pode ser causada por vários fatores e diferentes níveis de gravidade, um desses fatores é o emocional como o estresse, traumas na infância, depressão pós-parto e entre outros motivos.      

Mas os problemas emocionais e psicológicos não são os únicos motivos que causam a depressão. Existem vários fatores de risco e causas orgânicas que podem provocá-la. Exemplos desses fatores são: predisposição genética (casos de depressão na família); consumo de drogas ou álcool; pessoas portadoras de doenças crônicas como diabetes, distúrbios cardíacas, hipotireoidismo e entre outras.

Os sintomas da depressão são: tristeza persistente, ansiedade ou sensação de vazio,
sentimentos de desesperança, pessimismo, culpa, inutilidade, desamparo, perda do interesse em passatempos e atividades, insônia, despertar matinal precoce ou sonolência excessiva, perda de apetite e/ou de peso, ou ao contrário excesso de apetite e ganho de peso, fadiga, ideias de morte ou tentativas de suicídio, etc.


 Há vários tipos de depressão, a mais comum é a Major que se caracteriza pela dificuldade do paciente em se relacionar com outras pessoas, em dormir, trabalhar, estudar e fazer atividades que de prazer.

O diagnóstico da depressão é feito com base na sintomatologia e pelo tempo de duração e persistência desses sintomas. Ainda não há exames laboratoriais ou de imagem capazes de identificar a depressão. Os exames podem ser utilizados para eliminar a hipótese de outras doenças com sintomas semelhantes.

Segundo o Centro de Estudo em Psicologia (CEMP), o tratamento de escolha dependerá do resultado da avaliação. Existe uma variedade de medicamentos antidepressivos e de psicoterapias que podem ser empregados para tratar distúrbios depressivos. Algumas pessoas se dão bem com psicoterapia e outros com antidepressivos. Há os que reagem melhor com a combinação dos dois tratamentos: medicamento para obter alívio relativamente rápido dos sintomas e psicoterapia para aprender maneiras mais eficazes de lidar com os problemas diários. Dependendo do diagnóstico e da gravidade de seus sintomas, você poderá receber medicamentos e/ou ser tratado com uma das formas de psicoterapia reconhecidamente eficazes no tratamento da depressão.

Referências
Depressão, Dr. Rodrigo Marot .  Disponível em : <http://www.psicosite.com.br/tra/hum/depressao.htm>.Acessado em 20 de março de 2013.  O que é depressão?, CEMP – Centro de Estudos em Psicologia. Disponível em : <http://www.cemp.com.br/artigos.asp?id=61> Acessado em 21 de março de 2013.Depressão, Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde. Disponível em : <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/76depressao.html> Acessado em  21 de março de 2013.      Depressão é parceira indesejável de 10% dos idosos, Irene Lobo / Agência Brasil. Disponível em: < http://portal.saude.gov.br/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=19108 > Acessado em 22 de março de 2013.

 Thairis Alves de Queiroz -  5º semestre de Farmácia

Nenhum comentário:

Postar um comentário